terça-feira, 23 de abril de 2013

Escola Lumiar



          A Lumiar é uma escola diferente das escolas convencionais: ela procura trilhar caminhos novos para a educação, construindo uma nova visão da educação e da aprendizagem e uma prática pedagógica inovadora, coerente com essa visão. Educar é um processo permanente de desenvolvimento humano, que se dá pela aprendizagem (não necessariamente pelo ensino) – e aprender é construir e expandir competências e habilidades.
         O Instituto Lumiar é uma organização sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, SP, e tem o papel de desenvolver a proposta pedagógica das Escolas Lumiar, avalizar que a prática pedagógica das escolas esteja ligada com essa proposta e compartilhá-la, em especial com a rede pública, através de parcerias e contratos de gestão. O Instituto é mantido pela Fundação Semco (agora Fundação Ralston-Semler), que é catalisadora de projetos educacionais, ambientais e estratégicos. Seus mentores, Ricardo e Fernanda Semler, acreditam que a educação é uma chave fundamental para o progresso econômico, social e cultural do país. Por isso se envolveram diretamente na criação de um instituto inteiramente voltado para a pesquisa educacional.
        Lumiar quer dizer iluminar, trazer luz e brilhar. O nome foi escolhido em virtude de se entender o ato de aprender, de ensinar e de juntar pessoas que querem aprender como um ato de iluminação, totalmente contrário à análise etimológica da palavra aluno – a-lumno: aquele que não tem luz própria. O ato de educar é deixar aparecer a luz dos jovens que estão aprendendo e neste sentido, na Lumiar não há alunos, mas aprendizes, educandos, pessoas que têm luz e que trazem luz ao mundo. A função do educador é criar condições favoráveis para que estas luzes apareçam, se difundam e gerem novas luzes.

 Site da escola Lumiar:
 http://lumiar.org.br/

Video falando um pouco sobre a escola:
http://www.youtube.com/watch?v=aynvZQ_j8pI

Nenhum comentário:

Postar um comentário